• Santos - São Paulo - Brasil

  • +55 13 99625-2962

  • contato@danielatrigo.com.br

Consultoria

Consultoria psicopedagógica personalizado para gestores, professores e demais profissionais escolares à fim de informar, instrumentalizar e atualizar práticas pedagógicas em caráter interventivo e preventivo, visando potencializar as habilidades e também prevenir futuras dificuldades de aprendizagem nos diferentes estágios da vida dos alunos. Este serviço pressupõe alguns passos básicos:

  • Levantamento da demanda – identificação dos problemas relacionados à dificuldades administrativas, de ensino e/ ou aprendizagem que precisam ser superados.
  • Definição de objetivos – com base na demanda identificada, definir os objetivos à serem atingidos em conjunto com a instituição.
  • Elaboração da proposta – elaboração de um plano de ação que esteja de acordo com os valores, princípios e metodologia da instituição.
  • Execução – aplicação prática da proposta dentro do período determinado.
  • Reavaliação – verificação se os objetivos foram alcançados e se há a necessidade de um novo plano de ação. A proposta de consultoria proporciona 3 pilares.

TENDO TRÊS SEGMENTOS: GESTÃO, INCLUSÃO E  CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

  • Orientação à equipe administrativa visando promover um trabalho focado a proposta pedagógica da instituição de ensino de maneira motivacional , através de projetos.
  • Orientação personalizada com todos os casos atendidos pela instituição, elaboração das adaptações curriculares, avaliações adaptadas, oral e ou separada, respeitando as necessidades de caso, além de propôr orientação familiar aos respectivos casos.
  • Conforme o contexto de realidade da instituição contratante será elaborado um projeto personalizado promovendo encontros temáticos, discussão de casos e orientação psicopedagógica que irá proporcionar as intervenções mais adequadas no contexto sala de aula.
  • Cursos, Palestras e Workshops

Realização de cursos, palestras e workshops para pais, professores, gestores ou alunos de graduação e pós-graduação. Sugestões de temas:

  • A importância da família na vida escolar dos filhos;
  • Avaliação psicopedagógica clínica e institucional;
  • O processo de construção da escrita;
  • Alfabetização e letramento;
  • Como aplicar sondagens da escrita?;
  • Discalculia: características, avaliação e estratégias de intervenção;
  • Dislexia, disgrafia e disortografia: características, avaliação e estratégias de intervenção;
  • Como lidar com as dificuldades de aprendizagem em sala de aula;
  • Qual a dosagem certa entre atenção e limites?;
  • Transtorno do espectro autista como lidar em sala de aula;
  • Práticas inclusivas na sala de aula;
  • As síndromes e as intervenções pedagógicas;
  • Adaptação curricular e avaliação na proposta inclusiva;
  • Autonomia e independência gera iniciativas?;
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: características, avaliação e estratégias de intervenção;
  • Como contextualizar as aulas;
  • Elaborar o relatório pedagógico com contexto ético;
  • Avaliação diagnóstica;
  • Avaliação formal no contexto escolar.